Introdução ao Photoshop.
Bom dia seguidores, hoje tivemos as primeiras ideas sobre o que é o photoshop desde ao seu conteúdo á sua estrutura e o que poderão esperar do meu blog sobre photoshop ?
Informação sobre o que é, informação sobre as suas principais funções e tudo o que nos poderá ajudar num futuro próximo em termos de trabalho ( trabalho de imagens ), uso pessoal ( facebook ) entre muitas outras.
Até um futuro próximo o vosso bloger Daniel Miranda :)
Visitas
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Formatos de ficheiros de imagem
Distinguem-se geralmente duas grandes categorias de imagens :
as imagens bitmap : (chamadas também imagens raster): trata-se de imagens "pixelizadas", ou seja, um conjunto de pontos (pixéis) contidos num quadro, cada um destes pontos possuindo um ou vários valores que descrevem a sua cor.
as imagens vectoriais : as imagens vectoriais são representações de entidades geométricas como um círculo, um rectângulo ou um segmento. Estes são representados por fórmulas matemáticas (um rectângulo é definido por dois pontos, um círculo por um centro e um raio, uma curva por vários pontos e uma equação). É o processador que será encarregado de “traduzir” estas formas em informações interpretáveis pela placa gráfica.
Dado que uma imagem vectorial é constituída unicamente por entidades matemáticas, é possível aplicar-lhe facilmente transformações geométricas (zoom, expansão,…), enquanto uma imagem bitmap, feita de pixéis, poderá sofrer tais transformações apenas com uma perda de informação, chamada distorção.
Formatos dos ficheiros do tipo bitmap.
Formato BMP :
O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM, o que explica que seja particularmente usado nas plataformas Windows e OS/2. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada. O formato BMP foi estudado de maneira a obter um bitmap independente do periférico de afixação (DIB, Device independent bitmap). Formato GIF :
Sigla para Graphics Interchange Format, o GIF é outro formato bastante popular na internet. Foi criado pela CompuServe em 1987 e, assim como o JPEG, gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). Assim, sua utilização é muito comum em ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessita de muitas cores.
Há, no entanto, uma característica que faz o formato GIF ser conhecido até os dias de hoje: graças a uma revisão realizada em 1989, o padrão passou a ter a capacidade de suportar animações. Em outras palavras, o GIF passou a permitir a inserção de uma sequência de imagens em um único arquivo.
Formato JPEG (JPG) :
O JPEG possibilita isso porque é um formato que utiliza compressão de imagens. Mas, o que é isso? Em poucas palavras, compressão consiste na eliminação de dados redundantes nos arquivos.
JPEG com maior taxa de compressão
A mesma imagem, mas com maior compressão
Formato PNG :
Formato PNG
O formato PNG, sigla para Portable Network Graphics, é um dos padrões mais recentes, com a sua primeira especificação surgindo em 1996. Seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição de patente existente no formato GIF, conforme explica o tópico anterior.O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. Porém, conta com um grande diferencial: suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma ótima opção para fotos.
No aspecto da animação, o PNG, por si só, não possui tal capacidade. O que acontece é que há uma variação chamada APNG (Animated Portable Network Graphics) que permite essa característica. O esquema é o mesmo do padrão GIF: uma sequência de imagens inseridas em um único arquivo.
Comparativo entre JPEG, PNG e GIF
As imagens a seguir são oriundas da mesma foto e estão, respectivamente, nos formatos JPEG, PNG e GIF:
Imagem em JPEG
Imagem em PNG
Imagem em GIF
Formato TIFF :
Sigla para Tagged Image File Format, o TIFF consiste em um formato muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais. Criado em 1986 pela Aldus, companhia posteriormente adquirida pela Adobe, também é muito utilizado em atividades de digitalização, como scanner e fax, o que, na verdade, motivou o seu desenvolvimento.
O formato TIFF oferece grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que aumenta consideravelmente o tamanho dos seus arquivos, embora seja possível amenizar este aspecto com compressão sem perda de informações.
Um detalhe interessante é que o formato TIFF suporta o uso de camadas, isto é, pode-se utilizar versões diferenciadas da imagem a ser trabalhada em um único arquivo.
Formatos dos ficheiros do tipo vetorial.
Formato SVG :
Graças a isso, o SVG consegue trabalhar bem tanto com figuras estáticas quanto com imagens animadas. Além disso, por ser um padrão vetorial, imagens no formato podem ser ampliadas ou reduzidas sem causar perda de qualidade.
Formato SXD :
Formato do OpenOffice.org DRAW. O Formato permite simulações de 3D entre o desenho vetorial para viabilizar o foco da ferramenta que é parte de uma suíte de escritório. Pode-se desenvolver obras interessantes, mas o foco é facilitar a expressão gráfica de idéias para trabalhos de escritório.
Formato PS - PostScript
Reconhecido por quase todos os programas de edição (Texto ou Imagem) que suportam imagem vetorial e pode ser diretamente enviado a impressoras mais actuais, porém um tanto limitado para definição de imagens (não suporta degradê ou canal alfa).
Formato CDR (CorelDraw) :
O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vectorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes.
Formato Windows Metafile :
Windows Metafile (WMF - formato de arquivo) arquivo de Computador (ficheiro). Windows Metafile (WMF) É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows , originalmente implementado nos anos 90. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e essencialmente possuem em seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.
WMF foi introduzido no Windows 3.0 inicialmente e é um formato nativo de imagem vectorial nas aplicações do Microsoft Office como Word, PowerPoint e Publisher.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Bem vindo ao Segundo Periodo e Feliz 2012
É sempre bom recepcionar as pessoas com uma bela frase de boas vindas. Isso mostra que somos receptivos e estamos felizes em recêbe-los.
Por espero que continuem a desfrutar da informação que lhes é fornecida e a utilizem da melhor maneira.
Daniel Miranda :)
Por espero que continuem a desfrutar da informação que lhes é fornecida e a utilizem da melhor maneira.
Daniel Miranda :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)